Pele com aspecto ondulado e granuloso nas coxas, nos quadris, nas nádegas e na barriga. Pesadelo feminino.

A celulite é um depósito de gordura sob a pele e uma das grandes preocupações estéticas.
Causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. A celulite é, em suma, um processo inflamatório do tecido celular. Cientificamente conhecida como Lipodistrofia Ginóide (LDG), a celulite causa aspecto “ondulado” da pele em áreas como nádegas, coxas e até braços
O aparecimento da celulite é causado ou favorecido por vários fatores:
genética, sexo, etnia, biotipo, distribuição de gordura e peso, flacidez cutânea e sedentarismo, alterações circulatórias, alterações hormonais e stress.

O excesso de exercício físico pode agravar a celulite?
Algumas observações clínicas demonstraram que a hipertrofia muscular pode comprimir a gordura em direção à pele, evidenciando ainda mais os nódulos de gordura encarcerados pelos septos fibrosados.

Outro ponto importante é que o grau aparente da celulite, depende do tempo de existência. Mas, de forma geral, o aspecto da celulite sempre melhora com os procedimentos dietéticos e o exercício regular.

Alguns medicamentos podem auxiliar na redução dos fatores de risco.

A melhor forma de prevenir a celulite é ter hábitos saudáveis, como alimentação rica em proteínas e fibras (5 porções / dia), ingerir bastante água, parar de fumar, exercitar-se e manter-se no peso ideal.
Regras básicas:
Reduzir carboidratos, em especial açúcar.
Reduzir gorduras com redução severa da gordura animal. Evitar frituras de qualquer forma.
Redução calórica diária.

A avaliação da função tiroidiana, provas metabólicas e de glicemia, função hepática e eletrólitos auxiliam no direcionamento do tratamento.

Procedimentos como a drenagem linfática (de maior validade efetiva), a radiofrequência, o ultrassom micro e macro focado e a aplicação dos bioestimuladores, apesar de pouco validados, mostram algum grau de melhora.