Apesar de utilizadas na alimentação desde a antiguidade, o consumo de flores comestíveis tem aumentado devido ao crescimento e desenvolvimento da gastronomia ao redor do mundo. Em especial, sua utilização destaca-se na culinária francesa, suíça e no continente asiático, podendo estar presentes em sopas, saladas, geleias e bebidas diversas.
São muitas as espécies que podem ser acrescentadas nas preparações, como por exemplo: o amor-perfeito, hibisco, capuchinha, lavanda, rosas, borago e tantas outras mais disponíveis para consumo. Além dessas, consideradas flores ornamentais, espécies comuns do nosso dia-a-dia, como o brócolis, alcachofra e couve-flor também são consideradas flores comestíveis.
Além de proporcionarem beleza, aroma e sabor às preparações, elas também possuem atributos nutricionais. Compostas basicamente por 80% de água, seus teores de proteína e gorduras são baixos, com diferentes quantidades de fibras, carboidratos e minerais, de acordo com o tipo de flor. Também possuem compostos fenólicos e óleos essenciais, que podem fornecer uma ampla gama de propriedades funcionais.
No entanto, é preciso atenção na hora de selecionar as flores para consumo. Algumas espécies podem ser tóxicas e por isso, a correta identificação da planta em questão é essencial.
Ainda, nesse sentido, também é importante atentar-se em adquirir as flores em estabelecimentos próprios, e não em floriculturas e similares, tendo em vista que quando produzidas para fins ornamentais, as flores apresentam compostos químicos impróprios para o consumo humano.