Típica da América do Sul, a goiaba está entre as principais frutas tropicais brasileiras. Sua versatilidade, composição nutricional e benefícios para o organismo são alguns dos pontos que chamam a atenção.
Além do consumo in natura, a goiaba é utilizada no preparo de doces (especialmente a goiabada), compotas, geleias e até molhos, sendo também amplamente usada na indústria devido ao alto rendimento de sua polpa.
Falando da composição, a goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, contendo aproximadamente 80,6 mg a cada 100 gramas da fruta, o que corresponde a quase 90% da necessidade diária da vitamina para o organismo.
Outro componente encontrado em grande quantidade na goiaba é o licopeno, um antioxidante natural e que tem sido associado com a prevenção do câncer de próstata.
Ainda, é uma importante fonte de potássio, vitaminas do complexo B e fibras, como a pectina, um tipo de fibra solúvel que tende a retardar o trânsito gastrointestinal. Inclusive, por este motivo, a goiaba tem sido relacionada com a melhora de quadros de diarreia.
Apesar disso, na verdade, este efeito pode ser melhor observado quando tratamos da ingestão do chá das folhas de goiabeira. Aparentemente, a ingestão deste chá exerce efeito sobre a motilidade intestinal, esvaziamento gástrico e diminuição na frequência de evacuações.
De qualquer modo, vale incluir a fruta na alimentação, especialmente na forma in natura. 
Pode ser adicionada nos lanches intermediários ou mesmo após as refeições, como almoço e jantar, ajudando a aumentar a absorção do ferro.
Para obter as melhores goiabas, selecione aquelas com tamanho uniforme, maduras, firmes e sem machucados.