As metanfetaminas são prejudiciais à saúde. Elas podem causar uma série de problemas de saúde, causando dependência física e psicológica, levando a um ciclo vicioso de consumo.
As metanfetaminas podem ser conhecidas por vários nomes populares, alguns dos quais incluem:
Meth; Crystal; Ice; Crank; Glass; Tina;
Speed; Chalk; Shards; Yaba (popular em algumas partes da Ásia).
Os danos variam de acordo com a dose, frequência e tempo de uso
Danos cerebrais: O uso prolongado de metanfetaminas pode resultar em danos cerebrais, afetando a cognição, a memória e o funcionamento mental.
Problemas cardíacos: O consumo de metanfetaminas pode levar a aumentos perigosos na pressão arterial, ritmo cardíaco irregular e até mesmo ataques cardíacos.
Complicações psiquiátricas: O uso de metanfetaminas está associado a uma variedade de condições psiquiátricas, incluindo ansiedade, paranoia, psicose e até mesmo comportamento violento.
Danos físicos: O uso de metanfetaminas pode levar a uma série de danos físicos, como perda de peso severa, problemas dentários (conhecidos como "boca de metanfetamina"), e problemas de pele devido ao comportamento repetitivo, como coçar e cutucar.
Alguns exemplos de metanfetaminas incluem a metanfetamina cristalina (ou "cristal", "ice"), a anfetamina (uma forma menos potente), o metilfenidato (conhecido comercialmente como Ritalina) e a dextroanfetamina.