A obesidade e a atividade fisica, a dúvida do dia a dia do consultório

A corrida pode ser uma atividade física eficaz para auxiliar no emagrecimento, pois é uma forma de exercício cardiovascular que queima calorias. No entanto, a quantidade de corrida necessária para perder peso pode variar de pessoa para pessoa, e é influenciada por diversos fatores, como o peso atual, idade, o metabolismo, a intensidade do exercício e a dieta.
Para determinar a quantidade ideal de corrida para perder peso, é importante considerar o princípio básico do emagrecimento: você precisa criar um déficit calórico, ou seja, queimar mais calorias do que consome. Aproximadamente, e muito por cima, um déficit de 3.500 calorias resulta em uma perda de 0,45 kg de peso corporal.
Para estimar a quantidade de calorias queimadas durante a corrida, você pode usar uma calculadora de calorias online, que leva em consideração a distância percorrida, a velocidade média e o peso corporal. Por exemplo, uma pessoa que pesa cerca de 70 kg e corre a uma velocidade moderada de 8 km/h pode queimar aproximadamente 590 calorias em uma hora de corrida.
No entanto, é importante não depender exclusivamente da corrida para perder peso. Uma abordagem equilibrada é combinar a atividade física com uma alimentação saudável e equilibrada. O emagrecimento sustentável envolve a criação de hábitos saudáveis a longo prazo, que incluem uma dieta balanceada e variada, controle das porções, hidratação adequada e outros exercícios físicos além da corrida, como treinamento de força e exercícios aeróbicos variados.
Além disso, é recomendável consultar um profissional de saúde que poderá avaliar seu caso e individualizar o tratamento.