A diferença entre a mussarela comum e a mussarela de búfala está principalmente nos ingredientes utilizados e no processo de produção.
A mussarela comum, também conhecida como mussarela de vaca, é feita a partir do leite de vaca. Ela passa por um processo de pasteurização, coagulação e fermentação, resultando em um queijo de textura macia e sabor suave.
Já a mussarela de búfala é produzida a partir do leite de búfala. Ela é originária da região da Campânia, na Itália, e é conhecida como "mozzarella di bufala" em italiano. A mussarela de búfala tem uma textura mais macia, sabor mais rico e cremosidade característica. Ela é amplamente apreciada por seu sabor delicado e é frequentemente utilizada na culinária italiana tradicional, como na famosa salada Caprese.
Quanto aos benefícios para a saúde, a mussarela de búfala é considerada uma opção mais saudável em comparação com a mussarela comum, principalmente devido às propriedades nutricionais do leite de búfala. O leite de búfala contém menor quantidade de gordura e colesterol em comparação com o leite de vaca. Além disso, a mussarela de búfala é rica em proteínas, cálcio e vitaminas, como a vitamina A e a vitamina B12.
No entanto, é importante destacar que, apesar dos potenciais benefícios à saúde, o consumo de qualquer tipo de queijo deve ser feito com moderação, pois eles geralmente contêm teor elevado de gordura e sódio.